quarta-feira, 16 de novembro de 2011

RESUMO DA MONOGRAFIA CRIAR É PRECISO, CUIDAR É IMPRESCINDÍVEL !


Este trabalho é uma reflexão da relação do ser humano com o seu meio socioambiental, que foi sempre intensa desde os primórdios do surgimento da espécie humana. O homem já fazia arte desde sua origem, criando por meio dela, ao longo da história, o processo civilizatório e o avanço tecnológico - que impeliram o indivíduo a se dissociar da natureza. Atualmente, percebe-se a tentativa de se fazer o caminho inverso, desejando e incentivado o retorno desta primitiva ligação com a natureza.
Através da arte e das suas diversas linguagens, o indivíduo expressa o seu mundo interior, anseios, desejos, percepções, emoções e memórias com relação ao meio em que ele vive. Este estudo se dedica a explicitar o quanto é forte a relação do ser humano com o meio socioambiental, assim como com a arte. Ao pesquisar esta relação do indivíduo com a arte e com a natureza através do potencial criativo e da capacidade de cuidar, permite compreender que a arte através da Arteterapia, com finalidade de organizar o mundo interno, apresenta-se como um excelente instrumento de sensibilização, que promove expansão da consciência e de resgate da conexão consigo mesmo, com o outro, com a natureza, que perdemos ao longo da vida. Por esta razão, fazer arte nas Oficinas Criar é Preciso, Cuidar é Imprescindível, pode ser um caminho, um convite para que os seres humanos possam estar neste mundo de forma mais inteira e conectada, uma vez que todos somos interdependentes e fazemos parte de um grande teia. A arte pode auxiliar na sustentação da vida de cada indivíduo e na relação dele com o meio socioambiental.
Realizar este estudo através da arte foi muito relevante, uma vez que a autora confia no poder da criatividade, como agente facilitador de descobertas, inovações e transformações individuais e coletivas, propiciando expansão de consciência e autoconhecimento, qualidades necessárias e imprescindíveis para que o ser humano possa sustentar sua vida na grande teia da vida.

Palavras Chaves: arte, arteterapia, criatividade, transformação, cuidado, valores humanos, ecologia, sustentabilidade.

0 comentários:

Postar um comentário